Como abrir uma fábrica de cerveja?

Cerveja

Um dos maiores consumidores de cerveja no mundo é o povo brasileiro. Aliás, quem não gosta de sair com os amigos para tomar uma cervejinha gelada. Melhor ainda, se pudesse ter a sua própria fábrica da bebida. Aprenda agora mesmo como abrir uma fábrica de cerveja e lucrar bastante com essa bebida.

A cerveja é uma das bebidas mais consumidas no Brasil. Aliás, é muito fácil encontra-las nas mesas de bares, restaurantes e lanchonetes. E essa preferência vai de norte a sul do país.

O sucesso e retorno financeiro são tão grandes, que as fábricas apostam cada vez mais em novos sabores. É possível inclusive, encontra-las com sabores que vão do mais fraco até o mais forte.

Mas, para a surpresa do mercado econômico, ultimamente, o prazer de beber uma cerveja está se transformando em investimento.

O número de novos fabricantes da bebida vem crescendo a cada dia e segundo especialistas, esse pode ser um caminho muito lucrativo. Essa estimativa acontece por causa do alto consumo da bebida o ano todo, aumentando assim a sua potência econômica.

É vantajoso ter uma fábrica de cerveja?

Para o país esse tipo de crescimento econômico é muito vantajoso, pois os lucros e rendimentos acabam aumentando também. Outros setores ligados a produção dessa bebida, crescem junto, ou seja, o aumento financeiro atinge também outros produtores.

A fabricação da cerveja pode ser feita de maneira artesanal ou industrial. O que vai determinar o tamanho da produção é o tanto de investimento que o empresário quer fazer.

O importante é ter bem claro na mente, que a produção, independente do tamanho que for, só dará certo, se for muito bem estruturada. Tendo uma boa organização, o desperdício é totalmente zerado. Sem desperdício, não há perda financeira.

Então, se prepare para melhorar a operação da sua equipe em todos os processos de produção para não ter erros futuros.

Para te ajuda a investir de maneira correta, vamos te dar algumas dicas de como abrir uma fábrica de cerveja e com isso, aumentar os seus lucros e rendimentos.

6 dicas de como abrir uma fábrica de cerveja

Existem algumas questões fundamentais para quem está interessado em saber como abrir uma fábrica de cerveja. Para te ajudar na estruturação e abertura da sua empresa, vamos te dar a seguir algumas dicas importantes.

1 – Escolha do local da fábrica

O sucesso de um produto está relacionado sem dúvidas, ao local em que ele está montado. Um local inadequado pode muitas vezes arruinar o seu negócio. Portanto, preste atenção em que local você montará a sua fábrica.

Procure escolher um local que seja de fácil acesso aos seus consumidores e fornecedores. Praticidade é uma das características mias fundamentais que o seu negócio precisa ter.

Outro ponto fundamental é a pesquisa sobre a vizinhança do seu negócio. As máquinas responsáveis pela produção da bebida costumam ser barulhentas. Escolher uma área menos residencial pode ser a melhor alternativa.

Faça a opção por locais amplos, que caiba toda a sua operação de produção. Ambientes pequenos pode ser muito prejudicial para o seu negócio.

2 – Consulte um contador

Consulte um profissional qualificado para tratar das questões legais sobre a abertura da sua empresa. Existem algumas leis que devem ser seguidas se quiser abrir o seu negócio sem nenhum problema.

Entidades como a Prefeitura da sua cidade e a Associação Comercial, viabilizam a autorização para o funcionamento do seu negócio. Depois dessas autorizações, são emitidos os alvarás de funcionamento.

O CNPJ é emitido pela Receita Federal e com esse número é possível conseguir empréstimos e outras vantagens.

A Vigilância Sanitária é o órgão responsável por fazer o controle de qualidade do seu produto, pois muitas pessoas irão consumi-lo.

3 – Disposição correta do espaço físico

Arrumar o espaço onde a sua fábrica será montada é fundamental para que a produção da bebida seja feita corretamente.

Será necessário colocar mesas, cadeiras, materiais de escritório, inclusive o próprio escritório com computador e internet, para que os assuntos burocráticos sejam tratados nesse ambiente.

Já no departamento onde ocorrerá a produção da cerveja, é necessário ter uma sala de brasagem, onde a estrutura é toda feita em inox. Deve haver a regulagem dos pés dessa máquina.

Essa máquina inclusive, contém um agitador elétrico com alguns componentes importantes para a produção da cerveja como o termômetro, gerador de água, tina-filtro.

Deve também existir tanques que são responsáveis pelo tratamento da cerveja com moinho, aerador, barris, caldeiras, etc.

Ou seja, com todos esses componentes fica fácil perceber que o ambiente não deve ser pequeno e sim amplo para comportar todos eles.

4 – Contratação de funcionários

Aprender como abrir uma fábrica de cerveja vai muito mais além do que apenas ter vontade.

Existem etapas importantes que devem ser seguidas e uma delas é a contratação de mão de obra especializada.

Não pense que você sozinho vai conseguir realizar todas as tarefas. Ter ajuda de um funcionário pode ser fundamental para a obtenção do sucesso.

A quantidade de funcionários vai depender do tamanho do seu investimento. Fábricas pequenas necessitam de poucos funcionários. Fábricas grandes, necessitam de muitos funcionários.

5 – Escolha correta da matéria-prima

É a matéria prima que vai determinar a qualidade do seu produto. Se quer ter uma cerveja de qualidade, então é necessário fazer a escolha certa da matéria-prima.

Os ingredientes utilizados para produção da cerveja são basicamente a cevada, o lúpulo e os componentes clarificantes.

Além desses é preciso fazer a aquisição de outros também para que a fábrica possa produzir. Garrafas de vidro, latas, adesivos, tampas. Esses materiais são fundamentais para que a sua cerveja seja embalada e comercializada corretamente.

6 – Invista em propaganda da marca

Uma das etapas mais importantes para quem está aprendendo como abrir uma fábrica de cerveja é fazer investimentos de propaganda.

Sua cerveja precisa ter uma marca, então antes de começar a comercializar esse tipo de produto é fundamental fazer a criação da sua marca.

Com a marca criada fica fácil investir financeiramente em sua propaganda. Isso significa, deixa-la conhecida para que seja amplamente comercializada e consequentemente seus lucros aumentarem.

Esse passo é necessário para que o seu produto fique conhecido e com isso seus lucros aumentarem.

A divulgação da sua marca pode ser feita nos meios de comunicação que você quiser. E tanto faz se for em revistas, jornais ou online.

Uma dica bem legal é fazer parcerias com donos de bares e restaurantes. Você pode deixar a sua cerveja nesses locais para divulga-la, inclusive.

Com essas explicações você aprendeu como abrir uma fábrica de cerveja corretamente e com isso, os riscos foram reduzidos.

Fonte: https://empreendahoje.com/