Dicas para a sua apresentação de entrevista

Carta de apresentação

À medida que você progride mais alto em sua carreira para papéis mais seniores, apresentações de entrevistas são algo que se tornará mais de uma ocorrência regular. De facto, estamos agora a assistir à criação de recrutadores utilizando apresentações de entrevistas para uma série de funções a nível de entrada para cima. Portanto, para o sucesso da sua entrevista atual e futura, é importante que você enfrente esta habilidade mais cedo do que tarde.

Ao pedir aos candidatos para apresentar uma entrevista como parte do processo, o entrevistador está à procura de provas de que você 1. Posso fazer o trabalho, 2. Ter habilidades de comunicação fortes, 3. 4. São diligentes. Além disso, se você tomar o tempo e o esforço para preparar uma apresentação que mostra tudo o acima, você também demonstrará seu compromisso com o processo e entusiasmo para o papel. Com isso em mente, como você pode entregar a melhor apresentação de entrevista possível?

Uma das razões pelas quais lhe foi pedido para fazer uma apresentação na sua entrevista é para que o entrevistador possa sentir-se confiante na sua capacidade de fazer o trabalho em mãos. Portanto, você precisa usar a apresentação para demonstrar exatamente isso. Por onde começas?

Antes de fazer qualquer outra coisa, certifique-se de que você é absolutamente claro sobre o que você está sendo pedido para fazer e que Pergunta Você é obrigado a responder através da apresentação. Você deve reler o resumo, verificar novamente com o recrutador que você interpretou corretamente e não hesite em fazer-lhes quaisquer perguntas. O recrutador estará em contacto regular com o seu entrevistador e pode ajudar a esclarecer qualquer coisa de que não tenha a certeza. É melhor verificar agora do que não verificar.

Como mencionei anteriormente, esta apresentação é um teste para competências-chave. Quais são essas competências? Revisitar a descrição do trabalho, destacar as habilidades necessárias e incorporá-las em sua apresentação.

Agora olhe para os objetivos de negócio da empresa, e se possível o que funcionou/não funcionou antes. Por exemplo, existem algumas mudanças importantes na indústria ou na empresa que afetariam a maneira como alguém normalmente abordaria esta tarefa?

Aproveite o tempo para compreender esta tarefa e adaptar a sua abordagem de acordo com as competências necessárias e as informações da empresa a mão. Isto provará a sua adequação ao papel e à organização.

Agora você sabe o que você quer dizer durante a sua apresentação de entrevista, pense sobre como você vai dizê-lo usando seus slides de apresentação. Mesmo que não seja uma parte essencial do seu papel, as competências de comunicação escritas serão importantes para muitas tarefas do dia-a-dia, por exemplo, ao enviar e-mails, fazer apresentações, definir agendas de reuniões ou reunir resumos para um projeto.

O primeiro slide deve dar uma visão geral do conteúdo de sua apresentação. O seu slide introdutório a seguir a este poderá conter um “grabber”, ou seja – um facto interessante, uma citação ou uma estatística relacionada com o tópico da sua apresentação, que fará com que o entrevistador se sente e preste atenção. Cada slide que se segue deve fornecer uma manchete do que esse slide é sobre, em seguida, um grande visual (de preferência na minha opinião) ou alguns pontos sucintos que você é capaz de falar e fornecer mais detalhes sobre dicas para escrever uma carta de intenção.

Quando digo pontos sucintos, refiro-me a uma-duas frases por slide e nada mais. Alguém me disse uma vez que os slides de apresentação deviam ser como sinais de trânsito. Eles devem conter informações suficientes para atrair a atenção das pessoas, mas não tanto que elas estejam distraídas.

Você pode estar apresentando a um painel de entrevistas com diferentes áreas de especialização, então pesquisar quais são essas áreas, e certificar-se de que o que você escreveu é relevante e envolvente para todos. Para este fim, manter a linguagem simples e evitar usar muito jargão.

Em seguida, peça sempre a outra pessoa para verificar o que você escreveu e que o propósito do que você está tentando se comunicar em cada slide é claro.
Ao fazer o acima, você pode se certificar de que o conteúdo de sua apresentação é claro, informativo e um reflexo de suas habilidades de comunicação escritas fortes.

Uma coisa é ter boas habilidades de comunicação escrita ou ser bom em colocar uma plataforma de deslizamento com impacto juntos, mas tudo isso vai para o lixo sem uma entrega forte. Ser capaz de comunicar de forma clara e envolvente é importante para todos nós, e o seu entrevistador irá avaliar a sua capacidade de comunicação face a face ao longo da sua apresentação de entrevista.

Fonte: https://recursosehumanos.com.br/