Um ataque cibernético é uma tentativa de expor, alterar ou roubar informações em dispositivos eletrônicos, sistemas pessoais ou comerciais, portanto é muito importante entender como evitar ataques cibernéticos através do e-mail corporativo.
Ataques cibernéticos ou ciberataques são causados por organizações, ou indivíduos com intenções criminosas, motivações pessoais ou políticas, tudo para obter acesso a informações confidenciais e fazer uso indevido das mesmas.
Veremos a seguir quais são os principais tipos de ciberataques e como diminuir as chances de uma empresa ser afetada por ataques cibernéticos através do e-mail corporativo. O uso de softwares confiáveis aliados a uma boa estratégia cibernética são fundamentais.
Principais tipos de ataques cibernéticos
Proprietários de empresas ou gestores na área de Tecnologia da Informação (T.I.), muitas vezes estão alheios a alguns tipos de ataques cibernéticos e não conhecer as diferentes formas de ciberataques pode se tornar um problema de segurança para o negócio.
Para proteger os sistemas de uma empresa, é necessário identificar quais são as ameaças que colocam em risco o negócio. Pensando nessa questão, apresentamos a seguir os principais tipos de ataques cibernéticos:
- Phishing: Esse ataque é realizado por e-mail, onde criminosos enviam links que parecem confiáveis, para atrair o usuário para uma página falsa e fornecer dados ou senhas;
- Engenharia social: Esse ataque tem como foco identificar as vulnerabilidades dos usuários. É um tipo de ataque no qual o cibercriminoso tenta fazer com que a vítima preencha um formulário com informações corporativas importantes;
- Ataques DoS: O ataque DoS (Denial of Service) sobrecarrega um computador ou servidor até que o mesmo fique fora do dar, ou seja, indisponível para o usuário;
- Ataques de senha/força bruta: é um tipo de ataque no qual se tenta adivinhar senhas de forma repetida ou automatizada;
- Cavalo de Tróia: Um malware (programa malicioso) que se passa por um programa legítimo e que, quando instalado, abre portas para invasores.
Esses são os principais tipos de ataques cibernéticos, mas ainda existem vários outros. Como podemos ver, muitos vem por meio de e-mail, por isso, é muito importante saber como evitar ataques cibernéticos através do e-mail corporativo.
Prejuízos que ataques cibernéticos causam a empresa
É preciso entender o quão devastador pode ser um ataque cibernético para um ambiente corporativo. Um ataque virtual pode causar graves impactos financeiros e não se trata apenas de vazar dados importantes, como também pode até mesmo fechar uma empresa.
Sai muito mais barato investir na cibersegurança, pois a prevenção sempre é o melhor caminho. É justamente por não se preparar que várias empresas sofrem ataques cibernéticos. Vamos conhecer adiante os prejuízos causados por ciberataques:
- Perda de receita: produtos e serviços não poderão ser vendidos até solucionar o problema;
- Despesas para se recuperar: a empresa deverá investir na recuperação de dados;
- Prejuízo à reputação da empresa: a empresa pode ficar mal vista no mercado;
- Violação da LGPD: vazar dados de clientes viola a LGPD (Lei Geral de Proteção aos Dados) e isso pode acarretar multas;
- Interrupção de sistemas: sistemas importantes para o funcionamento da empresa podem ficar indisponíveis.
Como já mencionado, o melhor caminho para evitar que sua empresa seja exposta aos ciberataques é a prevenção. Confira a seguir como evitar ataques cibernéticos através do e-mail corporativo e como isso pode ser útil.
Como evitar ataques cibernéticos através do e-mail corporativo?
Como podemos perceber, um ataque virtual pode provocar inúmeros problemas para as empresas e os hackers utilizam várias formas para tentar invadir sistemas e roubar informações importantes.
Alguns cuidados devem ser tomados para evitar ataques cibernéticos através do e-mail corporativo. Listamos quatro dicas de como evitar esses ataques e melhorar a segurança sobre os dados.
- Treinar os colaboradores: Embora a tecnologia esteja avançada, é preciso conscientizar os funcionários sobre como identificar e-mails e links suspeitos;
- Investir em segurança dos dados: É válido adotar VPN, antivírus eficazes, criptografia de e-mails, dentre outros;
- Estabelecer regras de segurança: criar regras que todos devem observar ao usar os sistemas e e-mails;
- Reduzir a exposição a ataques: fazer uso de firewalls, acesso controlado de usuário e políticas para troca de senhas, por exemplo.
Entendendo a importância desse cenário, a Rainforest Technologies surge como uma plataforma de cibersegurança que oferece as melhores soluções em segurança da informação para combater ataques hackers.
Ferramentas para evitar ataques cibernéticos
Algumas ferramentas podem ajudar a evitar ciberataques, entre elas, podemos citar antivírus, anti malwares, firewalls, ferramentas de bloqueio de sites e gerenciador de senhas corporativas.
A Rainforest Technologies traz outras ferramentas que colaboram com a cibersegurança das empresas. A Rainforest Vulnerability, por exemplo, ajuda a identificar riscos futuros e reduzir tais riscos.
A cibersegurança é assunto muito importante dentro das empresas para manter os dados seguros. Conheça outras soluções de segurança visitando o site da Rainforest Technologies e saiba como sua empresa pode se proteger.